Fato
- Uma menina de 3 anos com asma faleceu no Hospital Infantil Joana de Gusmão em decorrência da Covid-19. A morte, registrada na quinta-feira (11), foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Florianópolis na segunda-feira (15) e representa o segundo óbito infantil por Covid-19 na cidade desde o início da pandemia, em 2020.
Criança não era vacinada
- Segundo a Vigilância Epidemiológica da capital, a menina não era vacinada contra a doença. A pasta reforça que, desde janeiro deste ano, a vacinação contra a Covid-19 está disponível para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade no Calendário Nacional de Vacinação Infantil.
- Em alerta epidemiológico, a Secretaria de Saúde também informa que dados do InfoGripe apontam para um aumento na tendência de longo prazo de doenças respiratórias virais graves (SRAG) nas regiões Sudeste e Sul, impulsionado por casos de Covid-19 e influenza.
Asma como fator de risco
- A asma, condição crônica que causa inflamação e estreitamento das vias aéreas, é considerada uma comorbidade que aumenta o risco de complicações graves pela Covid-19.