terça-feira , 5 novembro 2024
Notícias

Programa acredita: Lula lança crédito a pequenos negócios e renegociação de dívidas

Fato

• Nesta segunda-feira (22) o governo Lula lançou segunda-feira lançou o programa Acredita. O objetivo é facilitar o acesso ao crédito no país e garantir mais apoio aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e às micro e pequenas empresas, além da renegociação de dívidas.

• A iniciativa tem o objetivo de dar “apoio ao empreendedorismo”, além de “estimular a geração de renda, emprego e promover o crescimento econômico”.

Eixos

• O Programa ‘Acredita’ é estruturado da seguinte maneira:

“Acredita no Primeiro Passo” – microcrédito para inscritos no CadÚnico, que inclui famílias de baixa renda, informais, mulheres, pequenos produtores rurais que acessam o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e apoio ao programa “Fomento Rural”.

“Acredita no seu negócio” – voltado às empresas, por meio do Desenrola Pequenos Negócios, tem como meta funcionar igual ao Desenrola de pessoas físicas, mas direcionado para MEIs, microempresas e pequenas empresas com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões – e que estão inadimplentes em dívidas bancárias.

“Crédito imobiliário” – potencializar esse setor no Brasil. A medida deve beneficiar principalmente famílias de classe média, que não se qualificam para programas habitacionais populares. Segundo o Ministério da Fazenda, essas mudanças têm o potencial de estimular o setor da construção civil e promover a geração de emprego, renda e crescimento econômico.

“Eco Invest Brasil”– tem como parceiros o BID e Banco Central, propõe a chamada PTE (Proteção Cambial para Investimentos Verdes). Ela visa incentivar investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis no Brasil e oferecer soluções de proteção cambial, devido a volatilidade. Tem como público-alvo os investidores estrangeiros, empresas de projetos sustentáveis, mercado financeiro e entidades governamentais.

Artigos relacionados