quinta-feira , 26 dezembro 2024
Notícias

Caso Nathan: mãe de mecânico denuncia falso confronto do COD, diz que filho não sabia atirar e foi executado

Fato

• No dia 17 de fevereiro de 2023 agentes do COD (Comando de Operações de Divisas) invadiram uma chácara onde mecânicos trabalhavam na manutenção de um helicópteros e executaram três pessoas. Os militares disseram que eram traficantes perigosos.

Famílias contestam

• A versão de um suposto ‘confronto’ dos policiais e prisão cocaína foi contestada pelas famílias dos mecânicos. Em entrevista exclusiva ao Goiás24horas, Viviane Moreira, mãe de Nathan Moreira Cavalcante, de 22 anos, morto no local, afirmou que o filho não sabia atirar, nunca pegou em arma de fogo e só queria trabalhar para terminar de montar a sua marcenaria de móveis planejados, iniciada dois anos antes, mas paralisada por causa da pandemia.

Não colou

• Os militares não souberam explicar em depoimento como as armas atribuídas aos suspeitos foram colocadas no veículo. Elas estavam fora da cena de confronto, de acordo com a reconstituição do crime. Também não foram encontrados estojos compatíveis com as armas que estariam com os mortos.

• Segundo relatório assinado pelo promotor Spiridon Anyfantis no dia 16 de maio, a alteração da cena do crime fragiliza a tese de legítima defesa dos policias. Mesmo assim o caso foi arquivado. Nathan Moreira Cavalcante e Paulo Ricardo Pereira Bueno não tinham antecedentes criminais.

Informante da PF jurado de morte

• O piloto empresário e patrão dos mecânicos, Felipe Ramos Morais, de 36 anos, era considerado o inimigo número 1 do PCC (Primeiro Comando da Capital). Foi ele quem levou para a morte os chefes da facção Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, e Fabiano Alves de Souza, o Paca, assassinados a tiros em 15 de fevereiro de 2018 na região metropolitana de Fortaleza.

• Depois aceitou um acordo de delação premiada que resultou na prisão de R$ 1 bilhão de reais em dinheiro e patrimônios do crime organizado.

• Por causa das delações feitas à PF, Felipe era considerado um dos maiores inimigos da cúpula do PCC. Sua cabeça estava a prêmio. Quem matou Felipe? Estranhamente a vontade do PCC foi feita.

• O tenente coronel Edson Melo esteve no ‘suposto confronto’ e tirou a vida de Nathan, que nada tinha com o caso.

⇒ Veja mais no vídeo abaixo;

Artigos relacionados

Notícias

Capotamentos com grávidas quase ao mesmo tempo marcam manhã de Natal na GO-164 em Quirinópolis

Acidentes • Na manhã de quarta-feira, 25 de dezembro, dois capotamentos envolvendo...

Notícias

Câmara de Goiânia aprova cota parlamentar de R$ 15 mil e criação de 160 cargos comissionados

Votação definitiva A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quinta-feira (26/12), o...