quarta-feira , 26 junho 2024
Notícias

Caiado manda prender dirigentes de OS que cobrou divida de R$ 33 milhões no HUGO. Governo caloteiro e truculento

Fato

• Sem receber ninguém consegue se manter. É o mesmo que insistir em forçar um automóvel a andar sem gasolina. A luta será vã. É exatamente isso o que está acontecendo no Hospital de Urgências de Goiás (HUGO). Há quase dois anos o governo Caiado tem tentado tirar na canetada o Instituto CEM, Organização Social que administra a unidade.

Compadre Guanaes

• Em 2023 Caiado empurrou no HUGO o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), que é de propriedade da família de seu guru político, Nizan Guanaes, mas deu com os burros n’água porque teve contas reprovadas pelo TCE da Bahia em 2018. A ficha suja do ISG veio a tona.

• Agora, o governo buscou uma OS ficha suja em Minas, ligada a Henrique Mandetta, para assumir metade das unidades de saúde em Goiás, por uma grana bilionária, e o HUGO estava no pacote. Mas, para não dar muito na cara, a OS HMTJ renunciou ao contrato com o HUGO em plena fase de transição.

Gata parir

• Se não bastasse infernizarem a vida do Instituto CEM, o governado Caiado, tendo Sergio Vencio como ponta de lança na Saúde, começou a cortar o pagamento mensal da OS sem a menor justificativa para fazer a gata parir, não se importando com os reflexos nas vidas dos pacientes do HUGO e nos atrasos com os fornecedores, já que o efeito dominó é inevitável. O calote chega a R$ 33 milhões de reais.

Prisão

• Autoritário, frio, truculento e ditador, Caiado disse que vai mandar os diretores do Instituto CEM para a cadeia. Qual o motivo? A Organização Social teve a coragem de cobrar a divida em um ofício e informar que sem dinheiro o Hospital vai travar, ou seja, sem ‘gasolina’ o carro não anda.

• O ofício do CEM ao governo irritou Caiado, pois após cobrar a divida terminou com a seguinte advertência: “Vossas Senhorias ficam desde já devidamente responsabilizadas, civil e criminalmente, por qualquer adversidade que venha a ocorrer do ponto de vista material e/ou em relação à integridade e saúde dos pacientes e usuários do HUGO”.

Artigos relacionados

Notícias

Caso Danilo: principal suspeito de matar menino em Goiânia é absolvido por falta de provas

Fato Hian Alves, principal suspeito de matar o menino Danilo de Sousa...

Notícias

STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Fato • Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

Notícias

Justiça: caminhoneiro preso após acidente que matou 4 PMs do COD será solto

Fato A Justiça de Goiás decidiu pela soltura do caminhoneiro Diego Cardoso,...