terça-feira , 22 abril 2025
Notícias

Absurdo: homem ameaçado por Zambelli com arma de fogo é condenado por juiz de São Paulo

Fato

• O juiz Fabricio Reali Zia, do Juizado Especial do Foro Criminal da Barra Funda, em São Paulo, condenou criminalmente por difamação o jornalista que foi perseguido pela deputada Carla Zambelli (PL-SP) armada às vésperas das eleições em 2022, devido a uma coluna publicada no site Diário do Centro do Mundo (DCM). No texto que resultou no processo, Luan Araújo diz que a parlamentar usou o episódio para fazer “o picadeiro clássico de uma extrema-direita mesquinha, maldosa e que é mercadora da morte”.

Juiz não gostou do texto

• Araújo afirmou que: “Zambelli, que diz estar com problemas, na verdade está na crista da onda. Continua no partido pelo qual foi eleita, segue com uma seita de doentes de extrema-direita que a segue incondicionalmente e segue cometendo atrocidades atrás de atrocidades”.

• No entendimento do juiz, nos trechos apontados, “é possível verificar o excesso, hábil a configurar a intenção da vítima de difamar a Zambelli”. Para ele, os termos “inevitavelmente violaram a honra objetiva da ofendida, sem correlação com a proteção da liberdade de expressão, do direito de informar ou do exercício de mera crítica”.

Pena

• A pena fixada foi de 8 meses de detenção e 28 dias-multa, em regime aberto, substituída por prestação de serviço à comunidade.

• O texto foi escrito após a deputada ter sacado uma arma enquanto discutia com o jornalista. À época, um dos seguranças de Zambelli efetuou um disparo durante a discussão e foi preso em flagrante. Horas depois ele foi solto, depois de pagar uma fiança no valor de um salário mínimo. O caso da perseguição tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Luan Araújo vai recorrer da decisão.

Artigos relacionados

Notícias

Casal é executado após briga em festa de Ceilândia; corpos foram desovados em caminhonete

Briga fatal • Walisson Matheus Fagundes Valentim, de 27 anos, e Thais...

Notícias

Tragédia em Pires do Rio: Bebê bisneto de ex-prefeita Cida Tomazini morre atropelado em casa

Acidente Doméstico Fatal • Na manhã desta segunda-feira (21), Ítalo Tomazini Cambrea,...

Notícias

Acabou o crime em Goiás? apartamento da mãe de Maiara e Maraisa é invadido e destruído em Goiânia

Invasão • O apartamento de Almira Henrique Pereira, mãe das cantoras Maiara...