Fato
• A economista e ex-deputada federal (1995 e 1999) Maria da Conceição Tavares morreu neste sábado em Nova Friburgo aos 94 anos.
• Maria da Conceição era portuguesa de nascimento, mas brasileira na alma. Sempre falou com sinceridade e abertamente. Ela foi responsável pela formação deu uma geração de economistas importantes no Brasil.
• Maria da Conceição Tavares deixa dois filhos, Laura e Bruno, dois netos, Ivan e Leon e o bisneto Théo.
Legado
• Sua carreira no Brasil foi marcada por importantes passagens pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Grupo Executivo de Indústria Mecânica Pesada (Geimape). Trabalhou também na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
• Entre suas obras mais importantes, destaca-se “Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações no Brasil”, de 1972, que trouxe análises profundas sobre a economia brasileira e suas transformações.
Presidente lamenta
O presidente da república, Lula (PT), lamentou a morte da ex-deputada. Veja um trecho da nota:
• “Maria da Conceição de Almeida Tavares foi professora, deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, economista e matemática, uma das maiores da nossa história. Nascida em Portugal, adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas populares. Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social. Formou gerações de economistas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.”