segunda-feira , 15 julho 2024
Opinião

Cunhado de Cacai Toledo, Sebastião Tejota, relator do Caso Cora no TCE, vai passar o pano para Caiado

Nesta sexta-feira (21) o jornal O Popular informou na Coluna Giro que as denúncias de superfaturamento e irregularidades na obra do Hospital do Câncer (Cora) estão quase arquivadas. Quem é o relator? Acertou aquele que pensou: Sebastião Tejota.

As denúncias são graves. Algumas perguntas ficam aqui registradas ao senhor Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. São elas: O TCE solicitou um ou dois orçamentos do metro quadrado de obra construída para saber se aquela obra vai custar mesmo R$ 2,4 bilhões? Como explicar que um Hospital praticamente do mesmo tamanho está sendo construído por R$ 185 milhões no Espírito Santo? Por acaso o de Goiás é feito a preço de ouro? É legal entregar a obra para uma Organização Social de Saúde? Por que não houve licitação? Por que a obra não foi executada pelo menor preço? Por que o Conselho Estadual foi trapaceado para liberar a grana?

Doces poderes…

Tejota e Caiado possuem “algo” em comum, e tem nome: Cacai Toledo. Réu junto com Jorge Caiado pela morte de Fábio Escobar, ex-coordenador da campanha do governador de 2018 em Anápolis, que rompeu com o governo, denunciou maracutaias e acabou morto por policiais pistoleiros em uma emboscada. Mais 7 pessoas foram mortas, uma delas estava grávida de 7 meses, como queima de arquivo.

Tejota é casado com a irmã de Cacai, que por sua vez foi denunciado pelo crime de assassinato por questões do governo Caiado. No relatório da Polícia Civil, o nome de Fábio Escobar transitou em várias esferas do poder. Criaram uma ficha falsa sobre ele na Segurança Pública, que passou pelas mãos da filha do governador, Anna Vitória Caiado. Gracinha Caiado também andou preocupada com Fábio Escobar, conforme depoimento do Coronel Castilho. Enfim, o alvo estava definido e a questão não era “se”, mas “quando”. Em junho de 2021 o assassinato foi consumado.

Além do mais, Lincoln Tejota, vice-governador de Caiado na época do crime, é filho de quem? Exatamente, Tejotão.

Dizem que existem diálogo interessantes entre os atores em questão antes da fuga de Cacai Toledo, quando saiu seu mandado de prisão, em novembro de 2023. Em breve voltaremos ao assunto.

Cristiano Silva
Editor