Fato
• O presidente da Câmara, vereador Dominguinhos do Cedro (PDT), solicitou à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral que verifiquem a veracidade das pesquisas de intenção de voto que, segundo ele, apresentam números com excessiva disparidade, ou seja: fraude.
Fake
• Dominguinhos do Cedro classificou algumas das pesquisas como “Fake News”. Segundo ele, “um candidato não sobe 20% dentro de uma semana, que mágica é essa?, eleição tem que ser séria, os institutos têm que ser sérios”.
Varinha de condão
• Ao divulgar números de pelo menos cinco pesquisas divulgadas entre fevereiro e junho deste ano, Dominguinhos do Cedro disse que, algumas delas, em espaço de 8 dias uma da outra, apresentaram evolução ou queda de intenções de votos em determinados candidatos acima de 20 pontos.
Márcio Correa subiu tão rápido como o “Pix”
⇒ Opinião: a carapuça foi costurada ao pré-candidato Márcio Correa. Jogaram no ventilador uma pesquisa que não cheira bem, pois destoa da realidade apresentada por outros Institutos ao longo do ano. A coisa é tão escancarada que nem foi mexida na margem de erro, o negócio foi mágico, com o toque da varinha de condão, rápido feito Pix. – Cristiano Silva