sábado , 23 novembro 2024
Notícias

Identificado pelo G24h, goiano que quebrou um relógio histórico durante ataques golpistas é condenado pelo STF

Fato

• Identificado primeiro no G24H em 2022, o goiano natural de Catalão, Antonio Claudio Alves Ferreira, que quebrou um relógio histórico do século XVII durante os ataques de 8 de janeiro no Palácio do Planalto, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por maioria de votos nesta sexta-feira (28).

Identificação do suspeito

• Em janeiro de 2022 você viu aqui como uma fonte, que era vizinha do suspeito identificou o autor, mostrou o autor do vandalismo e a casa em que ele morava, após imagens de dentro do Palácio do Planalto mostrarem o caso.

• O relógio havia sido trazido por Dom João VI para o Brasil em 1808 e ficava no terceiro andar onde ficava localizado o gabinete do presidente Luiz Inácio da Silva.

• Antonio Claudio Alves foi filmado entrando no local onde acabou cometendo o crime. Ele era ex-presidiário e recebia R$ 150 reais por dia para poder chefiar o QG bolsonarista em Catalão.

Condenação

• O Ministro Alexandre de Moraes, que é o relator da ação, votou para condenar o réu pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

• Os ministros que também votaram a favor da condenação de Antonio Cláudio foram: Flávio Dino, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.

• O julgamento de Antonio Claudio Alves Ferreira é feito em sessão virtual que começou em 21 de junho e termina às 23h59 desta sexta (28). No formato, não há debate entre os ministros, que apresentam seus votos em um sistema eletrônico.

• Antonio Claudio estava detido desde janeiro de 2023 em Uberlândia. Ele havia ficado em silêncio após a prisão durante um depoimento a Polícia Federal (PF). O tamanho da pena que ele deve cumprir ainda será definido pelos ministros do STF.

Foto: Reprodução

Artigos relacionados

Notícias

Três pessoas ficam feridas após vazamento de amônia em frigorífico em Inhumas

Acidente Três pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo vazamento de amônia...

Notícias

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Suspensão • O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas...

Notícias

Acidente envolvendo dois caminhões deixa motoristas mortos na GO-010

Acidente fatal Os motoristas de um caminhão bitrem e de um caminhão...