Fato
• Nesta segunda-feira (1) a ex-diretora do grupo Americanas, Anna Cristina Ramos Saicali, desembarcou no Brasil. Na última semana ela foi alvo de uma operação da Polícia Federal por envolvimento em um esquema criminoso que fraudou os resultados financeiros da empresa.
Passaporte
• Anna Cristina Não ficará presa. Ela entregou o passaporte à Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos e deverá ir para o Rio de Janeiro.
Operação
• A operação da Polícia Federal aconteceu na última quinta-feira (27). Os agentes cumpriram 15 mandados de busca e apreensão nas casas de dois ex-diretores da Americanas. O ex CEO da empresa Miguel Gutierrez e Saicali passaram a ser considerados foragidos. Ambos, que não estavam no Brasil, entraram na lista de difusão vermelha da Interpol.
Fraude
• O grupo investigado, segundo a polícia, é responsável pela maior fraude da história do mercado financeiro do Brasil, estimada em cerca de R$ 25,3 bilhões. As investigações apontaram que o grupo fraudou resultados financeiros da empresa com falsificação de documentos que eram usados para simular um aumento de caixa na e gerar aumento no valor das ações do grupo Americanas no mercado.