sexta-feira , 18 abril 2025
Notícias

Você viu primeiro aqui: notícia sobre juiz que pode perder emprego repercute em todo Brasil 

Fato

• Repercute em todo o Brasil a notícia veiculada em primeira mão pelo Goias24horas no dia 17 de julho e outra matéria na quarta-feira (24).

• No dia 3 de maio, o Ministério Público Federal pediu a aposentadoria compulsória do juiz federal Alderico Rocha Santos por envolvimento em uma série de ilícitos que vão desde a compra de duas fazendas com valores que chegam a R$ 33 milhões até o uso do cargo para fazer ameaças e obter vantagens nos negócios.

Sobre a punição

• A punição, se confirmada, resultará na expulsão do servidor federal do Poder Judiciário.

• A penalidade máxima é a aposentadoria compulsória, o que significa que Alderico Rocha Santos deixará a função de juiz, mas continuará recebendo salário.

Lei

• A Constituição Federal prevê que juízes, membros do Ministério Público e militares sejam submetidos, no máximo, à aposentadoria compulsória.

• Todos os demais servidores públicos estão sujeitos à perda do cargo, sem direito à aposentadoria.

Repercussão

• O portal Metrópoles, na coluna do jornalista Paulo Capelli, destacou que a aposentadoria compulsória é um que benefício pode ter fim.

• Antes de assumir o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o então senador Flávio Dino protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê que juízes, integrantes do MP e militares também possam ser demitidos.

• A PEC aguarda a designação de um relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado.

• A indignação com a situação também foi expressa pelo empresário Eduardo Moreira, do portal ICL, que afirmou: “Eu me arrepio de raiva” diante da possibilidade de Alderico Rocha Santos continuar recebendo seu salário mesmo após os graves ilícitos.

Artigos relacionados

Notícias

Padrão Caiado: Goiás aumentou endividamento desde que adotou o RRF

Piorou Desde que o governador Ronaldo Caiado aderiu ao Regime de Recuperação...

Notícias

Tribunal de Justiça de São Paulo rejeita censura ao livro de Cristiano Silva que expõe passado criminal de Pablo Marçal

Decisão Judicial • O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou o pedido...

Notícias

Mulher é detida com carga de drogas avaliada em mais de R$ 100 mil na BR-364 em Goiás

Tráfico de drogas • Uma mulher de 32 anos acusada de tráfico...