Fato
- A professora Juliana Patrícia Silva de Faria, da rede municipal de Educação de Caldas Novas, Goiás, conquistou o XXIV Prêmio Nacional Arte na Escola na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- O prêmio foi concedido pelo projeto “Arte na Abordagem STEAM: Explorando as Ervas do Cerrado para o Bem-Estar Mental”, desenvolvido com seus alunos da turma da EJA Onildes de Fatima da Rocha.
Alunos baixa renda
- Segundo a professora, o projeto, implementado em uma turma de trabalhadores braçais de baixa renda, surgiu como resposta a desafios significativos enfrentados pelos estudantes, incluindo infraestrutura inadequada, falta de recursos e o impacto da pandemia na saúde mental.
Perda de aluna
- O cenário se agravou com a trágica perda de uma estudante de Juliana, por suicídio, em agosto do ano passado. Diante dessa realidade, a professora e seus alunos buscaram formas de melhorar a saúde mental da comunidade local utilizando extratos de ervas do cerrado.
O projeto
- A proposta STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) envolveu diversas atividades práticas e criativas. Os alunos participaram da criação de um jardim suspenso com ervas do cerrado na escola, realizaram entrevistas com a comunidade sobre o uso terapêutico das ervas, e desenvolveram um ebook ilustrado com desenhos feitos por eles mesmos. Além disso, a turma construiu uma engenhoca para extrair os óleos essenciais das ervas, participou de oficinas sobre extração de óleos e apresentou seus resultados em uma feira artística e científica.
- O projeto não apenas proporcionou uma abordagem inovadora para o ensino, mas também destacou a importância da arte como parte fundamental do currículo educacional. Ao valorizar a arte como um meio de pesquisa científica e expressão criativa, Juliana demonstrou como a integração das disciplinas pode gerar impactos significativos na vida dos alunos e na comunidade.