sábado , 18 julho 2026
Notícias

Silvio Santos é sepultado em São Paulo

Fato

• Amigos e familiares do apresentador Silvio Santos começaram a chegar por volta de 6h da manhã ao cemitério Israelita Butantã em São Paulo para o último adeus ao apresentador neste domingo (18). A cerimônia judaica foi rápida. Do lado de fora fãs fizeram homenagens. A pedido de Silvio não houve velório, apenas o enterro.

Cerimônia judaica para enterro

• Segundo a tradição judaica, o corpo de Silvio foi envolvido em uma mortalha branca, simbolizando igualdade perante a morte, independentemente da posição social e foi enterrado sem velório.

• No Brasil, ainda fazemos com o caixão por uma questão de exigência sanitária, mas todos são enterrados de forma idêntica e sem qualquer tipo de privilégio.

Shivá e Shloshim

• Após o sepultamento, inicia-se um período de luto chamado Shivá, que dura sete dias. No 30º dia após o falecimento, realiza-se uma visita ao cemitério, conhecida como Shloshim. Aproximadamente um ano depois, ocorre a Matseivá, a inauguração do túmulo definitivo.

• Silvio Santos, embora não fosse um judeu ortodoxo, expressou o desejo de que sua cerimônia de despedida fosse reservada apenas aos mais próximos, e refletem não apenas seu respeito à cultura, mas também sua humildade.

Artigos relacionados

Notícias

TSE e big techs unem forças contra desinformação nas eleições de 2026

• Combate a conteúdos falsos O Tribunal Superior Eleitoral oficializou um novo...

Notícias

Aos 83 anos, Milton Nascimento é internado após quadro de pneumonia

• Evolução clínica O cantor Milton Nascimento está internado desde quinta-feira (16)...

Notícias

DC lança pré-candidatos e oficializa apoio à pré-candidatura de Marconi Perillo

• Evento reuniu lideranças e pré-candidatos O Democracia Cristã promoveu, nesta quinta-feira...