Fato
- O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, está disposto causar um rombo na previdência social do município. Em uma medida que pode comprometer ainda mais a já complicada situação financeira dos servidores públicos, ele parcelou a dívida de R$ 7,6 milhões do Fundo Municipal de Saúde junto ao Fundo de Previdência do Município.
- A dívida, que corresponde à Contribuição Patronal não repassada ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores, refere-se ao período de janeiro a dezembro de 2023.
Parcelamento
- A dívida foi parcelada em 12 vezes mensais de R$ 637.251,82. O parcelamento causa preocupação sobre a capacidade do FMS de honrar os compromissos futuros, além de causar um verdadeiro rombo na previdência social, gerando incertezas sobre a aposentadoria dos servidores públicos.
Rombo e prejuízo
- Com o parcelamento, o Fundo de Previdência de Caldas Novas será forçado a esperar mais de um ano para recuperar o montante devido. O rombo na previdência pode causar atrasos e reduções de benefícios previdenciários.
Que bonito, prefeito!
- Os servidores públicos que trabalham diariamente para o município agora estão à mercê do parcelamento. Uma dívida milionária, que vai destruir a previdência de Caldas Novas. É isso que você chama de “valorização” dos funcionalismo público, prefeito? Que bonito, hein?!