sexta-feira , 24 abril 2026
Notícias

Policiais civis são presos em São Paulo após denúncia de corrupção e lavagem de dinheiro

Fato

• A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (3) a Operação Face Off, com o objetivo de reprimir crimes de corrupção ativa e passiva e de lavagem de dinheiro praticados por narcotraficantes internacionais e policiais civis de São Paulo.

• Na operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva nas cidades de São Paulo/SP e Arujá/SP.

O esquema

• Nas investigações foi apurado que dois narcotraficantes, vinculados a uma organização criminosa responsável pelo envio de diversas cargas de cocaína ao exterior, principalmente à Europa, pagaram vantagem indevida (propina) a investigadores da Polícia Civil de São Paulo, no valor de R$ 800 mil, em novembro de 2020, seguindo-se outros pagamentos mensais, de valores ainda não determinados, ao menos até o primeiro semestre de 2021.

• O pagamento da propina, que foi intermediada por advogados dos narcotraficantes, resultou à época na interrupção (arquivamento) de uma investigação que estava em curso no Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico – DENARC, que apurava a atuação da organização criminosa no tráfico internacional de drogas.

Lavagem de dinheiro

• No inquérito policial também é apurado o crime de lavagem de dinheiro cometido pelos narcotraficantes e pelos policiais civis investigados e pessoas a eles associadas (“testas de ferro” ou “laranjas”), tendo sido coletados elementos probatórios que comprovam a ocultação/ dissimulação de bens e valores de origem ilícita, bem como a prática de outros crimes antecedentes, além dos delitos de corrupção ativa e passiva, a exemplo do tráfico ilícito de drogas e de crime contra a economia popular (usura pecuniária).

Artigos relacionados

Notícias

Goiano Edson Cândido lança loteamento em Ilhéus e recebe visita do prefeito Valderico Júnior

• Lançamento no litoral baiano O empresário goiano Edson Cândido lançou um...

Notícias

Lula remove lesão de câncer de pele, faz tratamento no punho e tem alta em SP

• Procedimento O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por um...

Notícias

Proposta inspirada no Reino Unido tenta banir cigarro para jovens no Brasil

• Projeto quer barrar venda para nova geração O deputado Maurício Neves...