domingo , 24 novembro 2024
Governo Caiado

Como Mauro Rubem adiantou ao G24H, Governo Federal não vai colocar dinheiro no Cora enquanto não houver licitação e transparência

Fato

  • Em outubro de 2023, o Goiás 24h adiantou uma tremenda bomba: de que o Governo Federal bloquearia os recursos do PAC para as obras do Complexo Oncológico de Referência de Goiás (Cora), que estão sendo feitas sem licitação.
  • A confirmação veio nesta semana, quase um ano depois, após Olávio Noleto, secretário-executivo de Relações Institucionais do Governo Lula, afirmar em entrevista à CBN, que o estado de Goiás precisa desmembrar o contrato com a OSC Pio XII, comandada pelo compadre de Caiado. O deputado Mauro Rubem já tinha dito: o Governo Federal não vai colocar dinheiro no Cora enquanto não houver licitação e transparência .

Pronunciamento

  • A afirmação de Noleto foi feita após o governador Ronaldo Caiado reclamar que o Governo Lula ‘persegue’ sua gestão em Goiás. Olavo tratou de dizer que não há nenhuma picuinha política e que Goiás só não recebeu os recursos do Cora por se recusar a cumprir critérios técnicos.
  • “O governo do estado já tinha o contrato com uma fundação e o Governo Federal deixou claro que não conseguiria fazer o repasse diretamente para a fundação por questões técnicas. Por isso, seria fundamental desmembrar o contrato do estado com a fundação para fazer o contrato do Ministério da Saúde via Caixa Econômica […] o Governo de Goiás rechaçou essa proposta, não aceitou desmembrar as etapas do hospital por querer manter o que já tem conveniado com essa fundação”, disse Noleto.

Cheiro de maracutaia

  • Aí é que entra o pulo do gato. Por que o governador continua a insistir em um contrato irregular e sem licitação, que o faz perder recursos do Governo Federal? Será que tem a fazer com a relação de compadre entre Caiado e o comandante da OSC Pio XII? Enquanto isso, milhares de goianos aguardam por um hospital de fundamental importância no tratamento do câncer.