segunda-feira , 21 abril 2025
Notícias

Polícia Federal indicia senadores por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Fato

• Os senadores Eduardo Braga (AM), líder do MDB no Senado, e Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) foram indiciados pela Polícia Federal pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O caso

• Segundo a PF eles teriam recebido propinas para facilitarem pautas favoráveis ao antigo grupo Hypermarcas, hoje Hypera Pharma, do ramo farmacêutico, no Congresso Nacional.

• Os valores apontados são de R$ 20 milhões por intermédio do empresário Milton Lyra, apontado pela PF como lobista intermediário do MDB.

Investigação

• O caso já tem seis anos de tramitação e que o relatório final do inquérito foi enviado sob sigilo pela PF no mês passado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O relator do processo, ministro Edson Fachin, encaminhou o material à Procuradoria-Geral da República e a equipe do procurador-geral, Paulo Gonet, está analisando o material para decidir se apresenta ou não denúncia contra os senadores.

Artigos relacionados

Notícias

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano nesta segunda-feira

Legado humanista • O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21) aos 88...

Notícias

Bebê abandonado e mutilado: avós e mãe adolescente são detidos por tentativa de homicídio em MG

O caso • O caso chocou Minas Gerais. Um recém-nascido foi encontrado...

Notícias

Morre Cristina Buarque, ícone do samba de raiz. Ela era irmã do cantor Chico Buarque

Vítima de câncer • A cantora e compositora Cristina Buarque faleceu neste...

Notícias

Jovem de 26 Anos Morre Após Embarcação Afundar no Rio Claro

Jovem estava desaparecida • O corpo de Ana Flávia de Abreu Santos...