segunda-feira , 12 maio 2025
Notícias

Iris Rezende denunciou juiz das fazendas milionárias ‘por promover’ ao lado de Hélio Telho “espetáculo marcado por abusos de poder”

Fato

• No dia 24 de março de 1999, o senador Iris Rezende usou a tribuna em Brasília para denunciar dois atores da justiça em Goiás: o procurador federal Hélio Telho e o juiz federal Alderico Rocha Santos, por atuarem, segundo ele, com parcialidade no caso Caixego.

Hélio Telho

• Ao defender a inocência do irmão, Otoniel Machado, Iris disse o seguinte sobre Hélio Telho: “já manifestara parcialidade no exercício de suas funções em todo o decorrer da campanha do ano passado (1998), acionando implacavelmente o PMDB e preservando a coligação adversária. Era ele o representante do Ministério Público junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Não escondia a sua intolerância, quebrando o protocolo, fazendo publicamente acusações sem fundamento ao PMDB e deixando evidenciada sua paixão política. Ali estava mais uma cena de festival de vedetismo que se arrasta até hoje”, disse Iris.

Alderico

• Segundo Iris, Hélio tinha aversão ao PMDB e aos seus aliados, por isso teria voltado “sua artilharia para tentar envolver o Partido no caso Caixego”, afirmou.

• Após uma pausa, Iris contou sobre a dupla, procurador e juiz: “agiu de forma impiedosa, com o beneplácito do juiz federal Alderico Rocha Santos. Juntos, encenam um espetáculo marcado por abusos de poder e de autoridade jamais vistos na história de Goiás”, ressaltou.

Escândalo das fazendas

• Investigado por manter um patrimônio supostamente incompatível com seus rendimentos, o juiz federal Alderico Rocha Santos, de 58 anos, comprou duas fazendas por R$ 33,5 milhões e responde a um processo disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que pode resultar em sua aposentadoria compulsória.

Artigos relacionados

Notícias

Justiça afasta prefeito de Pontalina por uso de bens públicos em propriedade rural

Improbidade • O prefeito de Pontalina, Edson Guimarães de Faria (MDB), foi...

Notícias

Jovem de 17 anos sofre parada cardíaca e morre jogando futebol em Goianésia

Tragédia • Júlio César Félix de Oliveira, de 17 anos, morreu neste...

Notícias

Goiás violento: mulher é agredida pelo companheiro após uma crise de ciúmes em Jataí (GO)

Violência doméstica • Um homem acusado de violência doméstica espancou a mulher...