sexta-feira , 13 junho 2025
Notícias

Iris Rezende denunciou juiz das fazendas milionárias ‘por promover’ ao lado de Hélio Telho “espetáculo marcado por abusos de poder”

Fato

• No dia 24 de março de 1999, o senador Iris Rezende usou a tribuna em Brasília para denunciar dois atores da justiça em Goiás: o procurador federal Hélio Telho e o juiz federal Alderico Rocha Santos, por atuarem, segundo ele, com parcialidade no caso Caixego.

Hélio Telho

• Ao defender a inocência do irmão, Otoniel Machado, Iris disse o seguinte sobre Hélio Telho: “já manifestara parcialidade no exercício de suas funções em todo o decorrer da campanha do ano passado (1998), acionando implacavelmente o PMDB e preservando a coligação adversária. Era ele o representante do Ministério Público junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Não escondia a sua intolerância, quebrando o protocolo, fazendo publicamente acusações sem fundamento ao PMDB e deixando evidenciada sua paixão política. Ali estava mais uma cena de festival de vedetismo que se arrasta até hoje”, disse Iris.

Alderico

• Segundo Iris, Hélio tinha aversão ao PMDB e aos seus aliados, por isso teria voltado “sua artilharia para tentar envolver o Partido no caso Caixego”, afirmou.

• Após uma pausa, Iris contou sobre a dupla, procurador e juiz: “agiu de forma impiedosa, com o beneplácito do juiz federal Alderico Rocha Santos. Juntos, encenam um espetáculo marcado por abusos de poder e de autoridade jamais vistos na história de Goiás”, ressaltou.

Escândalo das fazendas

• Investigado por manter um patrimônio supostamente incompatível com seus rendimentos, o juiz federal Alderico Rocha Santos, de 58 anos, comprou duas fazendas por R$ 33,5 milhões e responde a um processo disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que pode resultar em sua aposentadoria compulsória.

Artigos relacionados

Notícias

PF cumpre mandado contra Mauro Cid por plano de fuga

• Mandado de prisão A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (13), mandado...

Notícias

Polícia Federal prende ex-Ministro do Turismo após suspeita de ajudar delator de Bolsonaro a deixar o país

Obstrução • A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (13) o ex-ministro do...

Notícias

Caiado atropela regras da PM e sanciona projeto que favorece aliados

• Atropelo O governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou, nesta quinta-feira (12), projeto...