Fato
- Em período eleitoral, é comum que políticos usem o povo e a máquina pública para eventos puramente eleitoreiros. Trindade foi palco deste tipo de politicagem barata. Os autores? O prefeito Marden Jr. e o vereador Maurinho, que foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral por abuso de poder político e econômico para favorecimento eleitoral.
Eventos eleitoreiros
- Conforme a denúncia do MPE, o vereador Maurinho, através da Associação Amigos do Laguna Park, e o prefeito Marden Jr. promoveram evento com realização de exames oftalmológicos na sede da Associação, no Setor Vila Nossa Senhora Perpetuo Socorro, além de entregar bens, como cadeira de rodas, aos eleitores. As ações foram exibidas nas redes sociais, em um verdadeiro show teatral com o objetivo de convencer a população com migalhas.
- De acordo com o órgão, “o referido evento, a ser realizado em pleno ano eleitoral, mediante uso promocional de distribuição gratuita serviços de caráter social, custeados pelo Poder Público, inequivocamente favorece os requeridos Mardem Júnior e Mauro de Paula, consubstanciando-se em evidente uso da máquina pública de forma a desequilibrar as eleições”.
Proibições
- O Ministério Público Eleitoral proibiu a realização deste tipo de evento, além de proibir a presença de Marden e Maurinho em eventos eleitoreiros, com a distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social, custeados pelo Poder Público. A Associação de Maurinho também foi proibida de fazer eventos gratuitos e doações com caráter eleitoral disfarçado de caridade.
Truque velho
- O truque de usar a máquina e tentar comprar eleitores com ações sociais é velho. Mas o povo, que é soberano, está ligado e sempre dá a devida resposta nas urnas. É bom lembrar que o povo não é bobo e político que faz teatro só em época eleitoral está caindo no esquecimento.