Fato
- A Justiça Eleitoral determinou o afastamento de dois secretários da gestão de Marden Jr., prefeito de Trindade. Frank Fraga, secretário de Comunicação, e Gustavo Luiz, secretário de Saúde, são acusados de tentarem comprar o apoio político do candidato a vereador pelo Agir, Thiago Henrique.
20 mil
- De acordo com os autos, com anuência do prefeito Marden Jr., o secretário de Comunicação ofereceu 20 mil em troca da desistência da candidatura de Thiago e apoio dele à reeleição do atual gestor.
- Segundo o processo, o secretário de Saúde também tentou fazer a negociação e insistiu para que o candidato a vereador fosse para o lado político do prefeito.
Pelo WhastApp
- Conversas feitas via WhatsApp comprovam a tentativa de negociação ilícita. Áudios atribuídos aos autores revelam o teor das negociações e a oferta de R$ 20 mil para que Thiago passasse a apoiar Marden Jr.
Afastamento
- Na decisão que determinou o afastamento de Frank e Gustavo Luiz dos cargos de secretários, o juiz Ailton Ferreira dos Santos Júnior afirmou que a atitude dos acusados configura abuso de poder.
- “Eles colocaram em risco a normalidade e legitimidade do processo eleitoral democrático, de forma que a permanência deles nos cargos públicos, neste momento, pode significar falta de moralização da campanha eleitoral, de combate a corrupção e de defesa da liberdade de escolha do eleitor, e também a permissão de que novos ilícitos possam ocorrer, por meio deles, com o uso da máquina pública, comprometendo o futuro da eleição municipal de 2024”.