segunda-feira , 23 dezembro 2024
Notícias

Abuso de poder: grupo de Leandro Vilela usa policia para interromper minicarreata de Professor Alcides com Major Araújo

Fato

• Uma minicarreata liderada pelo deputado estadual Major Araújo (PL) em apoio à candidatura do Professor Alcides (PL) à Prefeitura de Aparecida foi interrompida nesta terça-feira (1º/10) por grupo que apoia o candidato oposicionista Leandro Vilela (MDB).

• Uma intervenção policial, em ato de violência e abuso de autoridade, abordou apoiadores de forma agressiva, sob alegação de necessidade de interromper o som, embora o volume obedecesse ao permitido pela legislação eleitoral.

Abuso

• De acordo com testemunhas, o deputado estadual Major Araújo (PL) estava na porta do comitê do Professor Alcides, na Região Central, quando surgiram policiais à paisana e fardados, que exigiram o desligamento do som. Conforme relatado, a ordem para interromper o jingle teria vindo de autoridades do Governo do Estado, supostamente para evitar que o som interferisse em um evento próximo, do candidato oposicionista Leandro Vilela (MDB), onde o governador Ronaldo Caiado (UB) discursava.

• “O trio elétrico tocava a música da campanha de Professor Alcides e o condutor foi obrigado a desligar o jingle de maneira arbitrária para que o governador pudesse discursar, demonstrando um desrespeito claro ao direito de expressão e à democracia. O episódio foi marcado por palavras de baixo calão e atitudes agressivas, o que revela o desespero e a falta de civilidade daqueles que deveriam zelar pela ordem e pelo respeito”, diz uma testemunha.

Agressões

• Uma mulher vestida de preto é vista em diversos momentos dos vídeos, oportunidade em que provoca de maneira acintosa apoiadores de Professor Alcides durante o evento.

• “Ela tentava de todas as formas ser agredida, mas nada conseguiu. Ela dizia ‘bate’ e colocava a mão no peito. Ela tinha uma expressão facial virulenta e vingativa. Foi um verdadeiro abuso de poder e desrespeito ao direito de manifestação dos cidadãos”, ressalta uma apoiadora de Professor Alcides. Logo em seguida, surgiu a ex-copeira exonerada pela atual administração municipal, Lucimar Aparecida Nunes, protegida do ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

• “Quando viram que o movimento era liderado pelo deputado Major Araújo, fingiram recuar por um momento, mas continuaram com atos agressivos e provocativos”, completou.