Fato
• A prefeita de Jandaia (GO), Milena Pereira Lopes Moura, e seu esposo, Maércio Moura, foram flagrados em vídeo negociando votos em troca de dinheiro e serviços. O casal teria oferecido R$ 3 mil reais a um eleitor para a construção de um muro e o pagamento de um documento de veículo atrasado.
• Outro vídeo, gravado na madrugada de 4 de outubro, também mostra Jhonnathan Pereira, candidato a prefeito, na casa de um eleitor, levantando suspeitas sobre a legalidade da campanha.
Muro
• Na primeira filmagem, Milena e Maércio discutem a construção do muro e o pagamento de dívidas para garantir o apoio do eleitor. Outro vídeo, gravado à tarde, mostra Maércio retornando à casa do eleitor e entregando R$ 3 mil em espécie, valor que agora está em posse do Ministério Público Eleitoral, reforçando as suspeitas de compra de votos.
Pronto para pagar
• A denúncia aponta ainda o envolvimento de funcionários públicos e de Lucão, cabo eleitoral da campanha, que teria trocado adesivos de campanha de outros candidatos por aqueles da prefeita e de Jhonnathan Pereira. As acusações se agravaram com a gravação de outro vídeo, em que Babalu, cabo eleitoral de Jhonnathan, exibe maços de dinheiro, alegando que estava “pronto para pagar”.
• Na madrugada de 5 de outubro, vídeos mostram a equipe da prefeita negociando votos, inclusive usando carros adesivados para confundir a fiscalização. Um boletim de ocorrência foi registrado, relatando agressões durante um desses incidentes.