segunda-feira , 24 fevereiro 2025
Notícias

Estudante iraniana é presa por protestar sem véu e de roupas íntimas em universidade

Protesto

• Uma estudante foi presa em Teerã, Irã, após protestar vestindo apenas roupas íntimas em frente à Universidade Livre. O incidente aconteceu no sábado (2/11) e rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais.

Contexto

• A ação da jovem ocorreu depois que guardas da universidade a advertiram por não usar o hijab (véu na cabeça) adequadamente e rasgaram suas roupas.

• O protesto relembra o caso de Mahsa Amini, morta sob custódia policial em 2022 após ser detida pela “polícia da moralidade” por não usar o hijab corretamente. Sua morte desencadeou uma onda de protestos que perdura até hoje.

Prisão

• A estudante, vista em um vídeo sentada de calcinha e sutiã na escada do pátio universitário, foi retirada do local à força por mulheres de burca que a empurraram para dentro de um carro. Posteriormente, foi levada à delegacia e, em seguida, encaminhada para um hospital.

Repercussão

• A prisão da estudante gerou apoio entre atrizes iranianas e advogados, que se ofereceram para defendê-la. O caso evidencia a persistência de tensões no país quanto às políticas de vestimenta feminina e aos direitos das mulheres, especialmente em ambientes universitários.

• A direção de universidade afirmou que a estudante, mãe de dois filhos e recentemente separada, sofre de problemas psicológicos.

Artigos relacionados

Notícias

Marcelo Rubens Paiva é agredido durante homenagem no carnaval de rua em São Paulo

Confusão  • O escritor Marcelo Rubens Paiva foi alvo de agressões neste...

Notícias

Goiânia: choque mata homem em trio elétrico de carnaval no setor Bueno

Acidente fatal • Neste sábado (22), um trabalhador de 65 anos morreu...

Notícias

Carro capota e homem é arremessado para fora do veículo na GO-330 próximo à Ipameri (GO)

Acidente grave • Um acidente na GO-330 fez com que um homem...