Decisão
- Em uma nova decisão judicial proferida na quarta-feira (6/11), a Justiça de Goiás manteve a reintegração de posse da Fazenda Buriti, em São João D’Aliança. Com a decisão, os irmãos Gabriel e Joel Censi deverão continuar longe das terras.
Primeira decisão
- A juíza Rita de Cássia Rocha Costa já havia dado decisão favorável para Márcio Francisco dos Santos e Ciriaco Francisco, e tinha determinado que os irmãos Censi deixasse a fazenda e retirasse os maquinários no local.
- Agora, o desembargador Fernando Braga Viggiano confirmou a decisão e certificou que Ciriaco e Márcio são os proprietários, e, por isso, nenhum invasor pode ficar nas terras.
Violência
- Em 17 de outubro de 2024, a Justiça restabeleceu a posse da fazenda aos legítimos proprietários, Márcio Francisco dos Santos e Ciriaco Francisco dos Santos. Contudo, apenas 15 dias depois, Taurisano filho e os irmãos Censi coordenaram um ataque violento e com força armada para tomar a propriedade que não lhes pertence.
- Vale lembrar que em outubro, um grupo armado, composto por homens em caminhonetes e um trator, se dirigiu à área reintegrada, retirando a cerca que havia sido instalada para delimitar a posse de 5.800 hectares.
- Mesmo recorrendo a atos violentos, o trio não pode ficar na fazenda. As decisões judiciais reforçam isso e determinam multas em caso de desobediência.