Nova decisão
- Taursano filho e os irmãos Gabriel e Joel Censi tiveram mais uma derrota judicial. No final de semana, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) e manteve a reintegração de posse da Fazenda Buriti. Assim, Márcio Francisco dos Santos e Ciriaco Francisco, donos legítimos, seguem em posse das terras.
Não deu certo
- Mesmo diante de várias decisões judiciais contrárias, Taurisano e os irmãos Censi persistem em tentar fazer manobras para ter de volta a fazenda que adquiriram de forma ilegal e truculenta. A decisão do STJ confirmou que a tentativa do trio não deu certo.
O que diz o STJ
- Durante o julgamento do caso, o relator do caso, ministro Raul Araújo, argumentou que não houve falhas na decisão do TJ-GO. A corte superior destacou que o tribunal estadual já havia enfrentado as questões relativas à localização do imóvel e à necessidade de perícia, e que a decisão estava suficientemente fundamentada. A realização da perícia, segundo o STJ, foi uma medida preventiva, buscando evitar futuros conflitos entre as partes sobre os limites da fazenda.
- Além disso, o ministro ressaltou que os requisitos para a reintegração de posse — como a comprovação da posse anterior e o esbulho praticado — já haviam sido cumpridos, conforme decisão anterior do Tribunal de Justiça de Goiás.
Relembre o caso
- Em 17 de outubro de 2024, a Justiça restabeleceu a posse da fazenda aos legítimos proprietários, Márcio Francisco dos Santos e Ciriaco Francisco dos Santos. Contudo, apenas 15 dias depois, Taurisano filho e os irmãos Censi coordenaram um ataque violento e com força armada para tomar a propriedade que não lhes pertence.
- Vale lembrar que em outubro, um grupo armado, composto por homens em caminhonetes e um trator, se dirigiu à área reintegrada, retirando a cerca que havia sido instalada para delimitar a posse de 5.800 hectares.