quarta-feira , 22 janeiro 2025
Notícias

PF cumpre mandados contra militares que planejavam matar Lula e Alckmin. Investigados são do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal

Kids Pretos

• A Polícia Federal faz uma operação de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (19) sobre o grupo de militares conhecido como “Kids Pretos”. Eles são investigados pela participação na tentativa de golpe de Estado e por um plano para uma emboscada contra o ministro Alexandre de Moraes.

• A PF identificou um planejamento operacional detalhado, batizado como “Punhal Verde e Amarelo” para que militares, a maioria deles kids pretos, executassem ações golpistas, entre elas a prisão e execução do ministro Alexandre de Moraes, e os assassinatos do presidente Lula (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), segundo a PF.

Mandados

• A PF cumpre cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão, além de outras 15 medidas cautelares na ação, batizada de Operação Contragolpe. Os alvos são endereços no Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal.

Alvos

• Os alvos dos mandados de prisão são: general Mario Fernandes, tenente-coronel Helio Ferreira Lima e os majores Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo, além do policial federal Wladimir Matos Soares.

Reunião

• A PF apurou que alguns dos alvos da operação de hoje participaram da organização de uma reunião entre kids pretos para planejar as ações golpistas, em 12 de novembro de 2022. As informações constam no relatório da PF da Operação Tempus Veritatis, deflagrada em fevereiro deste ano.

• O tenente-coronel Helio Ferreira Lima e o major Rafael Martins de Oliveira trocaram mensagens com o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Tenente-coronel Mauro Cid, para tratarem da reunião, realizada na SQS 112, Bloco B, em Brasília. Os detalhes do plano foram encontrados em mensagens recuperadas no celular do tenente-coronel Mauro Cid, que fez colaboração premiada com a PF.

Artigos relacionados