quarta-feira , 22 janeiro 2025
Notícias

Investigação da PF revela que Bolsonaro redigiu e modificou minuta do golpe; ex-presidente deve ser investigado

Envolvimento

  • A apuração da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado no Brasil, em 2022, durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL), indica que ele participou ativamente na elaboração e ajustes de um decreto conhecido como “minuta do golpe”. O documento foi projetado para tentar impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Relatório

  • As informações sobre o envolvimento de Bolsonaro no golpe constam no relatório da PF, que foi utilizado como base para o despacho do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no qual ele detalhou a trama golpista.
  • De acordo com a investigação, o plano envolvia a captura de Moraes no dia 15 de dezembro de 2022, ainda sob a administração de Bolsonaro e antes da posse de Lula, em 1º de janeiro de 2023.

Deve ser indiciado

  • O relatório da PF sugere a possibilidade de indiciamento de Bolsonaro no caso.
  • Durante a operação da PF, foram presos quatro militares das Forças Especiais: o tenente-coronel Helio Ferreira Lima, o major Rodrigo Bezerra Azevedo, o major Rafael Martins de Oliveira e o general de brigada Mario Fernandes, que havia sido secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governo Bolsonaro. Também foi detido o agente da PF Wladimir Matos Soares.