Caixa 2
• O prefeito reeleito de Caldas Novas (GO), Kleber Marra (MDB), foi notificado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por ‘Caixa 2’ nas últimas eleições. O promotor de justiça, Sávio Fraga e Greco, ponderou que “mesmo depois de notificado, Kléber não conseguiu reunir esclarecimentos e documentos suficientes para o saneamento das contas”.
• Um trecho da notificação diz que houve omissão – total ou parcial – de dados na prestação de contas, o que denota desinteresse de Kléber em “submeter-se ao controle jurídico-contábil, em revelar a origem e o destino exatos do dineiro arrecadado e empregado na campanha”.
Caminhos escusos
• Segundo o promotor, a falta de transparência “faz brotar a presunção de que a campanha se desenvolveu por caminhos escusos, inconfessáveis, incompatíveis com os princípios que informam o Estado Democrático de Direito”.
• Ele ainda grifou que a falta de transparência também “induz a crença de que os autos de prestação de contas não passam de peça ficcional, longe, pois, de espelhar a realidade”.
Ilícito
• A notificação foi envida para Kléber Marra por volta de 14h nesta segunda-feira (25). O promotor de justiça concluindo afirmando que “se a campanha é alimentada com recursos de fontes proibidas ou obtidos de modo ilícito, ou ainda, realiza gastos não tolerados, ela mesma acaba por contaminar-se, tornando-se ilícita”.