sexta-feira , 18 abril 2025
Notícias

Ministra Cármen Lúcia dá 5 dias para Caiado explicar lei que destruirá plano de carreira da PM em Goiás

Urgente

• A ministra do STF, Carmén Lúcia, será relatora da ação de inconstitucionalidade movida pela Associação Nacional das Entidades Representativas de Policiais e Bombeiros Militares do Brasil (ANERMB) contra a lei do governador Ronaldo Caiado, que destruirá o plano de carreira dos militares em Goiás.

• Cármen Lúcia entende que o caso deve ser tratado com urgência, pois coloca em risco a carreira de oficias da PM e do Corpo de Bombeiros do Estado. Por isso deu 5 dias para o governo Caiado e a Assembleia Legislativa explicarem os motivos que levaram a criação dessa lei.

Pontos questionados

• Entre os pontos questionados está a exigência de interstício para promoção e transferência voluntária para a reserva, requisito não previsto na legislação federal.

• Outro destaque é a obrigatoriedade de transferência para a reserva remunerada após seis anos no último posto hierárquico, o que, segundo a associação, contraria o Decreto-Lei nº 667/1969 e suas atualizações, que limitam essa transferência apenas por idade.

Inconstitucionalidade

• A ANERMB alega que as leis de Caiado extrapolam a competência legislativa ao estabelecer regras sobre promoção e transferência para a reserva remunerada de militares estaduais, temas que seriam de competência exclusiva da União.

Artigos relacionados

Notícias

Padrão Caiado: Goiás aumentou endividamento desde que adotou o RRF

Piorou Desde que o governador Ronaldo Caiado aderiu ao Regime de Recuperação...

Notícias

Tribunal de Justiça de São Paulo rejeita censura ao livro de Cristiano Silva que expõe passado criminal de Pablo Marçal

Decisão Judicial • O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou o pedido...

Notícias

Mulher é detida com carga de drogas avaliada em mais de R$ 100 mil na BR-364 em Goiás

Tráfico de drogas • Uma mulher de 32 anos acusada de tráfico...