Cassado e inelegível
• Cassado e inelegível, Sandro Mabel (UB) assumiu a prefeitura de Goiânia, sabe-se lá ate quando. No dia 10 de dezembro a 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) cassou o prefeito eleito e sua vice, Claudia Lira (Avante), e ainda condenou o governador Ronaldo Caiado (UB) a inelegibilidade por oito anos pelo crime de abuso de poder político durante as eleições municipais de outubro. Mabel também está inelegível.
Abuso de poder político
• A decisão foi da juíza eleitoral Maria Umbelina Zorzetti. Segundo ela, Caiado usou o Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, para realizar jantares em favor do seu então candidato à Prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel.
O que vai acontecer?
• Com recurso no processo, a determinação fica suspensa até o fim do julgamento. Caso Mabel seja condenado em todas as instâncias, ao fim do processo pode ser impedido de continuar no cargo. Segundo o artigo 224 do Código Eleitoral, nesse cenário, deverá ser realizada uma nova eleição e, até o fim da nova votação, a gestão do município ficaria sob responsabilidade do presidente da Câmara Municipal de Goiânia.
• O PL promete levar o caso a Brasília, caso a situação seja revertida em Goiás. O site Metrópoles publicou em dezembro que Caiado e seus aliados contavam com a influência do governador na corte para mudar a decisão da justiça eleitoral.