Esquema criminoso
- Uma matéria publicada pelo Portal Metrópoles revelou como funcionava o esquema criminoso liderado por Marcos Moura, mais conhecido como Rei do Lixo. O grupo é responsável por desviar R$ 1,4 bilhões em emendas parlamentares e fraudes em licitações. Segundo a reportagem, Fábio Netto do Espírito Santo era quem dava suporte logístico à organização criminosa em âmbito nacional, além de controlar empresas de fachada. Ele foi preso em operação da Polícia Federal em 2024.
- Fábio é filho de Renato Gomes Espírito Santo, um dos barões da Organização Social Instituto Sócrates Guanaes (ISG), que é investigada por corrupção e recebe rios de dinheiro do governo Caiado para comandar o Hospital de Doenças Tropicais (HDT).
Os crimes
- O grupo é investigado desde 2023, no âmbito da Operação Overclean. O esquema envolvia fraudes em licitações, pagamentos de propinas, desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro. As fraudes aconteciam principalmente em contratos firmados com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) da Bahia. Além do estado baiano, a suspeita é de que a organização criminosa tenha atuado também em Goiás, Amapá, Tocantins e Rio de Janeiro.
Elos com Caiado
- Fabio Netto é peça fundamental que mostra o elo do esquema do Rei do Lixo com o Governo Caiado. Fábio é irmão de Bruno Netto. Os dois são cariocas, mas vivem em Goiás há algum tempo. Bruno é diretor de planejamento estratégico na Assembleia Legislativa de Goiás, e parceiro do presidente Bruno Peixoto, caiadista de corpo e alma.
- Os irmãos Netto são filhos de Renato Gomes Espírito Santo, magnata da Organização Social Instituto Sócrates Guanaes. A OS, que é ficha suja, pertence a André Guanaes, irmão do publicitário Nizan Guanaes, o guru de Caiado.
- E os elos com Caiado não param por aí. Anamaria Arruda, madrasta de Fábio, também ganhou cargo com salário de bacana. Ela é superintendente da secretaria de saúde do Caiado. Os indícios estão aí para quem quiser ver..
Bomba relógio
- A quadrilha do Rei do Lixo foi denunciada por esquema na Educação de Goiás, mas fontes do G24H dizem que a fraude deve ser encontrada mesmo em contratos milionários de sanitização, área de atuação de Fábio Netto. Ele é procurador da empresa Villetech Saúde Ambiental que tem como atividade principal a imunização e controle de pragas urbanas. A corrupção no Governo Caiado é uma bomba relógio que está prestes a explodir. Tique-taque.