Bravo Fernanda Torres!
• Indicada na categoria de melhor atriz em filme de drama por “Ainda Estou Aqui”. Fernanda Torres disputou o troféu com as atrizes Pamela Anderson (“The Last Showgirl”), Angelina Jolie (“Maria”), Nicole Kidman (“Babygirl”), Tilda Swinton (“The Room Next Door”) e Kate Winslet (“Lee”).
• A atriz Viola Daves apresentou as concorrentes, e chamou as atrizes de “força da natureza”. Ao abrir o envelope Viola anunciou: “Fernanda Torres”! Ao receber o trofeu, por volta de 00h51 (horário de Brasília), Fernanda agradeceu o diretor Walter Salles e dedicou o prêmio a sua mãe, Fernanda Montenegro, que também recebeu o Golobo de Ouro em 1999, com o filme Central do Brasil.
Segundo prêmio internacional
• Fernanda foi a primeira brasileira a ganhar o prêmio de interpretação feminina no Festival de Cannes por Eu Sei que Vou Te Amar, de Arnaldo Jabor – apesar de não ter conseguido receber o prêmio na ocasião devido às gravações de Selva de Pedra, experiência central na decisão de parar com novelas. No filme, ela contracena com Thales Pan Chacon no papel de um casal separado que decide fazer um longo jogo da verdade sobre o que viveram juntos, começando uma longa e reveladora discussão.
O prêmio
• O Globo de Ouro é uma das premiações mais marcantes do cinema e da televisão. Todo ano, são eleitos os melhores filmes e séries lançados no ano anterior.
• Aclamados pelo público e pela crítica, atores e atrizes de todo mundo se reuniram para a grande festa do cinema neste domingo (5) no The Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles (EUA).
Quem Vota?
• O Globo de Ouro é promovido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês). Jornalistas de 55 países responsáveis pela escolha dos vencedores. Entre os brasileiros que compõem a instituição, destacam-se nomes como Ana Maria Bahiana, Fernanda Ezabella, Paoula Abou-Jaoude, Jânio Nazareth e Miriam Spritzer.
• Atualmente, estima-se que pouco mais de 300 pessoas decidam os vencedores do Globo de Ouro.