Escândalo
• O jornal O Globo trouxe uma reportagem especial na página 9, neste sábado (18), sobre o escândalo nacional que poderá implodir o União Brasil. O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), aparece na foto principal da matéria com destaque ao lado do investigado José Marcos Moura, conhecido pelo apelido “Rei do Lixo”, o presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, e o deputado federal Elmar Nascimento (UB-BA), também denunciado.
• A Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal(PF), encontrou documentos de uma transação imobiliária entre Moura e Elmar, conforme revelou a CNN Brasil. Em setembro, o empresário e o deputado assistiram juntos a um show de forró em Campo Formoso (BA), reduto eleitoral de Elmar. A investigação da PF foi remetida esta semana ao Supremo Tribunal Federal, responsável por julgar autoridades com foro privilegiado.
O esquema
• O “rei do lixo” chegou a ser preso na primeira fase da operação, no início de dezembro. A investigação da PF o apontou como um dos articuladores de um esquema de desvio de emendas parlamentares, mediante pagamento de propina para garantir contratos a outras empresas ligadas a seu grupo. Moura foi solto ainda em dezembro, mas está sujeito a medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de manter contato com outros investigados.
Caiado e o “rei do lixo”
• Levantamento do GLOBO identificou contratações da Larclean que hoje estão sob alçada do União Brasil. A empresa recebeu R$ 1,4 milhão em contratos com o governo de Goiás desde 2019, sob a gestão de Ronaldo Caiado (União). Também recebeu R$ 3,2 milhões por um contrato de dedetização firmado com a Secretaria de Saúde de Goiânia.
• Um dos presos na Operação da Polícia Federal em Goiás se chama Fábio Netto do Espírito Santo, que é filho de Renato Gomes Espírito Santo, um dos barões da Organização Social Instituto Sócrates Guanaes (ISG), dona da cota do Hospital de Doenças Tropicais (HDT).