quarta-feira , 3 junho 2026
Notícias

Norovírus: surto de diarreia assusta brasileiros. Em Goiás milhares de pessoas relatam os mesmos sintomas

Surto

• A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou 127 casos de Doença Diarreica Aguda (DDA) no navio MSC Grandiosa que partiu da cidade de Santos (SP).

• Testes identificaram norovírus, o mesmo agente associado a um surto recente na Baixada Santista, São Paulo.

O que é o norovírus?

• O norovírus é uma das causas mais comuns de gastroenterite viral, provocando diarreia intensa, vômitos e, em alguns casos, febre alta.

• Afeta pessoas de todas as idades, podendo reinfectar ao longo da vida devido à existência de diferentes cepas.

• Sintomas surgem de 12 a 48 horas após a exposição e geralmente duram entre 1 e 3 dias.

Grupos de risco

• Crianças menores de 5 anos, idosos e pessoas com imunidade debilitada podem apresentar complicações mais graves, como desidratação severa.

• Apesar de causar desconforto, a infecção geralmente se resolve sozinha, sem maiores consequências.

Casos em Goiás

Cerca de 186 cidades de Goiás enfrentaram surtos ativos de Doença Diarreica Aguda em 2024. Foram notificados no estado 217.454 casos da doença.

Agora, após a explosão de casos no litoral paulista, milhares de goianos estão procurando ajuda médica com os mesmos sintomas do norovírus.

Artigos relacionados

Notícias

Em Catalão, Lula entra com cartaz “O Pix é do Brasil” e manda recado aos Estados Unidos

• Inauguração do IF Goiano O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Notícias

Carro da Prefeitura de São Domingos capota com crianças de 4 a 6 anos na volta da escola

• Carro da prefeitura capota com estudantes Um veículo da Secretaria Municipal...