Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia

segunda-feira , 5 outubro 2026
Notícias

Brasileiros deportados dos EUA desembarcam algemados nas mãos e pés; governo Lula manda retirar e pede avião da FAB

Deportação

• No primeiro voo de deportação na gestão Trump, 88 brasileiros, entre 158 passageiros de diversas nacionalidades, chegaram a Manaus algemados nas mãos e nos pés.

• O governo federal classificou a situação como um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais”, garantindo assistência aos deportados ao chegarem em solo brasileiro.

Mudança de rota

• A aeronave, que tinha destino final no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG), precisou pousar em Manaus por problemas técnicos.

• Por ordem do presidente Lula, a Força Aérea Brasileira (FAB) fará o transporte dos deportados de Manaus a Belo Horizonte, assegurando dignidade e segurança durante o trajeto.

Resposta oficial

• O Ministério da Justiça reforçou que a dignidade da pessoa humana é um princípio fundamental e que os deportados receberam comida, colchões e acesso a banheiros no aeroporto.

• A Polícia Federal proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos por autoridades americanas e acompanhou o acolhimento no Aeroporto de Manaus.

• Os brasileiros deportados estavam presos nos EUA desde o governo Biden, mas o voo que os trouxe ocorreu sob a gestão de Donald Trump, que endureceu o combate à imigração ilegal.

Artigos relacionados

Notícias

Flávio Bolsonaro e Lula vão decidir Presidência no segundo turno no dia 25 de outubro

• Disputa vai continuar Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da...

Notícias

Goiás define seus 17 deputados federais; Bruno Peixoto lidera lista de eleitos

• Bancada está definida Com praticamente 100% das urnas apuradas, Goiás definiu...

Notícias

Carol do Amiltinho lidera votação para deputado estadual em Goiás; veja os 41 eleitos

• Carol lidera votação Carol do Amiltinho (MDB) terminou a disputa pela...

Notícias

Goiás elege Gustavo Gayer e Gracinha Caiado para o Senado

• Goiás escolhe senadores Goiás elegeu neste domingo (4) Gustavo Gayer (PL)...

Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia