quarta-feira , 5 março 2025
Notícias

Lula cobra seriedade de países ricos para compromissos ambientais

Cobrança

• O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que já não acredita na promessa dos países ricos de compensar financeiramente os países que conservam suas florestas, como forma de amenizar os efeitos negativos que vêm sendo percebidos por conta das mudanças climáticas.

• Em entrevista coletiva, concedida na manhã desta quinta-feira (30), Lula cobrou seriedade dos países que assumiram esse compromisso e lembrou do papel importante que a população local da Amazônia terá para a manutenção da floresta em pé.

Garantias

• No entanto, Lula ressaltou que, para isso, é fundamental que se garantam direitos e recursos a essas populações. “Temos de fazer uma luta muito grande na questão do clima. Se a gente não fizer uma coisa forte, essas COPs [conferências sobre mudanças climáticas] vão ficar desmoralizadas, porque medidas são aprovadas; fica tudo muito bonito no papel, mas depois nenhum país cumpre”, disse o presidente.

Recursos

• Sobre as contribuições dos países ricos para a manutenção das florestas em outros países, Lula reiterou ser fundamental levar em conta a importância em fazer com que os recursos previstos nos acordos cheguem ao bolso das populações dessas regiões.

• “Eles têm de saber, quando a gente fala que vai chegar o desmatamento zero em 2030, que debaixo da copa de cada árvore tem um indígena; um ribeirinho; um pequeno trabalhador rural. E que essa gente tem de ter acesso às coisas que todo mundo tem; que eles têm direito a ter bens materiais”, disse o presidente.

Artigos relacionados

Notícias

Embarcação com mais de 20 pessoas sofre naufrágio em Itumbiara

Náufrago Uma embarcação com cerca de 24 pessoas sofreu um naufrágio parcial...

Notícias

Tony Bellotto, guitarrista dos Titãs, anuncia que tem câncer no pâncreas; músico se afastará dos palcos para o tratamento

Diagnóstico • Tony Bellotto, guitarrista da banda Titãs, anunciou nesta segunda-feira (3)...

Notícias

Brasil passará a exigir visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália a partir de abril

Reciprocidade • A partir de 10 de abril, cidadãos dos Estados Unidos,...

Notícias

Goiás violento; produtor de soja se entrega após assassinar comerciante em Bela Vista

Violência • Carlos Teles Vieira, conhecido como “Carlos da Soja”, se apresentou...