sábado , 25 julho 2026
Notícias

Deputada Carla Zambelli perde mandato e fica inelegível por 8 anos após decisão do TRE-SP

A decisão

• O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, nesta quinta-feira (30), o mandato de deputada federal de Carla Zambelli (PL-SP). A decisão, por 5 votos a 2, também a torna inelegível por oito anos, a partir de 2022.

Fake News

• Os magistrados consideraram que Zambelli cometeu abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação ao espalhar notícias falsas durante as eleições de 2022.

• O relator do caso, desembargador José Antonio Encinas Manfré, destacou que as ações da parlamentar prejudicaram a isonomia eleitoral e influenciaram a vontade dos eleitores.

Reação de Zambelli

• Em nota, a deputada afirmou que vai recorrer da decisão e continuar atuando no Congresso até o esgotamento dos recursos legais. Ela também alegou sofrer “perseguição política”.

Ação

• A ação foi proposta pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que comemorou a decisão: “Zambelli é uma das principais disseminadoras de desinformação no país e precisa ser responsabilizada por seus atos. Seguiremos na luta para que nenhum golpista fique impune”.

Artigos relacionados

Notícias

Jornalista Delson Carlos Barros é encontrado morto em apartamento no Setor Bueno em Goiânia

• Jornalista é encontrado morto O jornalista Delson Carlos Barros foi encontrado...

Notícias

Caiado continua estagnado: não sai do lugar nem com guindaste e aparece com apenas 4% no Datafolha

• Caiado não sai dos 4% A coordenação da pré-campanha de Ronaldo...

Notícias

“Goiás Seguro” do Daniel Vilela; homem é morto a tiros em Santa Terezinha de Goiás

• Homem é atingido por disparos Um homem identificado como Marcelo Henrique...

Notícias

Morre aos 81 anos o coronel Antônio Marmo, fundador da Rotam em Goiás

• Fundador da Rotam morre em Goiânia O coronel veterano Antônio Marmo...