Riviera do caos
• O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou durante um encontro com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, nesta terça-feira (4), que o governo americano poderá “assumirá controle” da Faixa de Gaza, expulsar os palestinos do local e criar uma espécie de “Riviera do Oriente Médio”. Para isso, a saída seria exterminar 2 milhões de palestinos ou expulsá-los do local e roubar o território deles.
• “Temos uma oportunidade de fazer algo que poderia ser fenomenal. E eu não quero ser bonitinho, não quero ser um cara esperto, mas a Riviera do Oriente Médio, isso pode ser algo que poderia ser tão — isso pode ser tão magnífico”, disse Trump, sobre expulsar os palestinos de Gaza.
Direitos humanos
• O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas (UNHR na sigla em inglês) alertou que qualquer transferência forçada ou deportação de pessoas de território ocupado constituiria uma violação do direito internacional.
Proposta chocante
• Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Autoridade Palestina e a Liga Árabe disseram que esse movimento poderia “ameaçar a estabilidade da região, arriscar expandir o conflito e minar as perspectivas de paz e coexistência entre seus povos”.