sábado , 19 abril 2025
Notícias

Deputados do PL são acusados usarem recursos públicos de emendas para pagarem agiota no Maranhão

O esquema

• Os deputados federais do PL Josimar Maranhãozinho (MA), Pastor Gil (MA) e Bosco Costa (SE) foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por usarem dinheiro público de emendas parlamentares para pagarem dividas com agiotas.

• A investigação, iniciada em 2020, concluiu que na época o prefeito de São José do Ribamar (MA) teria recebido a proposta de pagar uma propina de R$ 1,66 milhão em contrapartida à destinação de recursos públicos federais de R$ 6,67 milhões ao município, por meio de emendas patrocinadas pelos parlamentares. O valor da ‘comissão’ iria para os agiotas denunciado.

Agiotagem no poder

• Segundo a investigação, os agiotas emprestavam dinheiro para parlamentares, que por sua vez, indicavam emendas para as prefeituras. Os agiotas cobravam o empréstimo dos prefeitos. Eudes Sampaio, então prefeito da cidade maranhense, denunciou o possível esquema de desvio de recursos federais.

Crimes

• Para os policiais, os envolvidos podem ter cometido diversos crimes, como estelionato, extorsão, corrupção e associação criminosa.

Artigos relacionados

Notícias

Justiça rejeita ação da “Lava Jato do Cerrado” e defesa aponta abusos da Operação Decantação

Sem provas • A Justiça Federal julgou improcedente uma das ações por...

Notícias

Técnico em refrigeração desaparece em Aparecida de Goiânia após enviar mensagens enigmáticas à família

Desaparecido • O técnico em manutenção de ar-condicionado Geraldo Nogueira Cavalcante, de...

Notícias

Goiás violento: homem é esfaqueado e jogado em poço após discussão com ex da namorada em Luziânia

Crime • O corpo de um homem foi encontrado dentro de um poço no...