Comissionado
- Itallo Moreira Almeida, foragido da operação Overclean, chamada popularmente de Rei do Lixo, que apura um grande esquema de corrupção envolvendo o União Brasil, foi servidor comissionado do prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra.
- O portal da transparência do município informa que Itallo foi contratado na prefeitura entre novembro de 2023 e janeiro de 2024.
- Ele é suspeito de participação em um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, e segue foragido.
Coincidência?
- O foragido ocupou o assessor nível 8, na Secretaria Municipal de Educação, com salário de R$ 6,3 mil. O período em que ele esteve nomeado na gestão de Kleber Marra foi justamente quando as emendas parlamentares chegaram ao município. Uma baita de uma coincidência, não? Aliás, a investigação apura contratos com a Larclean Saúde Ambiental, seria interessante ver se essa empresa também esteve em Caldas Novas.
Transferências
- Segundo a Polícia Federal, Itallo fez transferências provenientes de propinas e desvio de recursos públicos para ao menos quatro destinatários, sendo três do Tocantins e um com endereço de Caldas Novas. As transferências foram feitas entre fevereiro de 2023 e junho de 2024.
Outros cargos
- Além de ocupar cargo em Caldas Novas, Itallo é ex-diretor administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, além de ter ocupado cargos comissionados na Secretaria de Educação do Tocantins. Ele teria usado sua posição para favorecer empresas ligadas ao empresário Alex Parente, líder da organização criminosa responsável por desviar dinheiro público..
Rolos do Rei do Lixo
- A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público Federal, deflagrou em dezembro de 2024 a segunda fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. O caso ficou conhecido como Rei do lixo, com referência a prisão de Marcos Moura, o próprio, que se filiou no União Brasil e costurou uma teia de corrupção.