sábado , 22 fevereiro 2025
Notícias

Diretório do PT aciona Tribunal de Justiça de Goiás contra Decreto de Calamidade Financeira na Prefeitura de Goiânia

“Decreto inconstitucional”

• O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma ação no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) contra o Decreto de Calamidade Financeira aprovada nesta semana a pela Assembléia Legislativa de Goiás (Alego) sem as travas indicadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

• A vereadora e presidenta do PT em Goiás, Kátia Maria, usou as redes sociais para relatar que o decreto, que foi um pedido do prefeito Sandro Mabel (UB), é uma manobra que mostra que a atual gestão age como se estivesse “acima da lei”.

Ação Direta de Inconstitucionalidade

• Apresentada na última quinta-feira (20), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) tem o objetivo e derrubar o Decreto de Calamidade Financeira.

• Segundo o diretório do PT, o Decreto se baseia em justificativas frágeis e também contraditórias, além de não seguir as condicionantes exigidas pelo TCM. Para o partido, a medida é desproporcional e inadequada.

• A ADI foi direcionada ao desembargador Nicomedes Domingues Borges e determina que seja acolhido todas as 11 condicionantes apresentadas pelo TCM em sua integralidade.

Posicionamento

• A vereadora Katia Maria usou a sua conta oficial no Instagram para gravar um vídeo onde destacou a ação protocolada. Ela também usou o espaço para caracterizar o decreto como uma ação autoritária e que não há uma situação de calamidade financeira em Goiânia.

Eles simplesmente ignoraram a orientação do TCM e aprovaram apenas com o prazo de 120 dias e agora anunciam que vão fazer um repasse de R$ 190 milhões para a Comurg sem passar pela Câmara Municipal. Nós buscaremos a legalidade dos atos dessa gestão.

Foto: Millena Cristina de Oliveira / CMG

Artigos relacionados

Notícias

Pablo Marçal é condenado e fica inelegível por oito anos

Condenação • O influenciador e empresário Pablo Marçal (PRTB) foi condenado pela...

Notícias

Ministro Alexandre de Moraes determina bloqueio da rede social Rumble no Brasil

Bloqueio O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (21)...

Notícias

Adolescentes agridem professor após serem proibidos de mexer no celular em sala de aula

Violência Dois alunos de 17 anos agrediram um professor após serem proibidos...

Notícias

Goiás violento: homem é acusado de tentar matar o cunhado por ciúme em Orizona (GO)

Tentativa de homicídio • Um homem é acusado de tentativa de homicídio...