quarta-feira , 4 novembro 2026
Notícias

“Privatizou, a conta subiu” ; Trabalhadores da SANEAGO protestam contra projeto de Caiado que vai entregar esgoto do estado para a iniciativa privada ganhar dinheiro

Manifestação

• Trabalhadores da SANEAGO em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg) e a Federação dos Urbanitários do Centro-Norte (Furcen) realizaram protesto nesta terça-feira (25) em frente à Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) contra o projeto do governador Ronaldo Caiado (UB) de implementar Parcerias Público-Privadas (PPPs) no setor de esgoto sanitário.

• O ato ocorreu antes da audiência pública promovida pelo deputado Mauro Rubem (PT) para discutir os impactos das concessões no saneamento.

Críticas e mobilização

• Lideranças sindicais e especialistas afirmam que as PPPs são uma privatização disfarçada, que entregará 75% do setor de esgoto à iniciativa privada.

• O deputado Mauro Rubem destacou que a SANEAGO é uma empresa pública eficiente e que não há justificativa para repassar os serviços ao setor privado.

• O vereador Fabrício Rosa alertou que países como França, Alemanha e Canadá reestatizaram seus serviços de saneamento após privatizações fracassadas.

Impactos e debate técnico

• Segundo Marcos Montenegro, do Observatório Nacional do Direito à Água, a SANEAGO pode universalizar o esgoto sem privatização.

• O ex-secretário de Saneamento, Abelardo de Oliveira Filho, afirmou que PPPs garantem lucros privados com dinheiro público, encarecendo as tarifas.

• A Campanha “Privatizou, a conta subiu” foi lançada para alertar a população sobre os riscos do modelo de concessão e fortalecer a luta contra a privatização.

Artigos relacionados

Notícias

Empresários vão ao STF para tentar barrar fim da escala 6×1 em dezembro; Flávio Dino será o relator

• Comércio recorre ao STF contra prazo da escala 5×2 A Confederação...

Notícias

Clínica clandestina mantinha 24 internos com comida estragada e suspeitas de maus-tratos em Senador Canedo

• Clínica funcionava apesar de interdição Uma clínica de reabilitação em Senador...

Notícias

Homem atropela idoso de 77 anos após discussão em distribuidora de Goiânia

• Atropelamento após discussão Um homem de 32 anos foi preso suspeito...

Notícias

Homem tenta ajudar desconhecidos e acaba espancado e com carro incendiado em Goiás

• Confusão começou na rodovia Um homem de 48 anos foi gravemente...