quinta-feira , 8 maio 2025
Notícias

Ainda Estou Aqui! Hoje, um grande dia. Filme político chega ao Oscar e expõe porões da ditadura

Estamos aqui, contra os ditadores

• O sucesso do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” fez com que muitas pessoas buscassem informações sobre o período da ditadura militar entre 1964 e 1985 e especificamente sobre o deputado Rubens Paiva (PTB-SP), morto pelo regime após ser levado de casa em 1971.

• A história da família de Paiva após o desaparecimento, principalmente de sua esposa, Eunice Paiva, é retratada no filme.

• O filme jogou nova luz sobre a ditadura e, em um período em que a cessão de anistia volta a ser uma pauta, o Brasil ganha nova chance de responsabilizar e punir autores de crimes políticos até então impunes, reforçar a importância da defesa da democracia e prestar respeito a familiares e vítimas do regime militar.

Ditadura sangrenta

• Paiva assumiu como deputado em 1963 e foi cassado em 1964. Em 2014, após a denúncia pela Comissão da Verdade de que sua morte foi promovida pelo Estado brasileiro, a Câmara inaugurou um busto de Paiva, que está hoje em um espaço entre as comissões da Casa e o Plenário. Após o filme, o interesse pelo homenageado aumentou e visitantes passaram a tirar selfies e até a levar flores ao local.

Três indicações

• Ganhador de prêmios internacionais, o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, conta como Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, e concorrerá neste domingo (2) a três estatuetas inéditas do Oscar.

• O Oscar 2025 acontece em Los Angeles. A atriz Fernanda Torres foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz. A produção brasileira, por sua vez, foi indicada em duas categorias: Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro.

Artigos relacionados

Notícias

Filho de capitão é baleado após tentar jogar carro contra viatura da PM em Anápolis

Perseguição Um homem de 29 anos, identificado como filho de um capitão,...

Notícias

Procurador da Câmara de Goiânia pede demissão após acusação de ameaça com arma por causa de vaga de estacionamento

Não resistiu • Kowalsky Ribeiro, procurador-geral da Câmara Municipal de Goiânia, pediu...

Notícias

Leão XIV é eleito novo papa. Pontífice é americano

• Proclamação O anúncio do novo pontífice foi feito da sacada central...