terça-feira , 18 março 2025
Notícias

Associação de Juristas lança campanha contra anistia a golpistas

Contra a anistia

• A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) lançou, nesta semana, campanha contra a anistia de pessoas condenadas por envolvimento no ato golpista de 8 de janeiro de 2023.

Pedido de prisão

• A campanha Anistia não, golpistas na prisão! é contra a tentativa de setores da sociedade de aprovar projetos de lei que anistiam os envolvidos no caso. A iniciativa envolve atos presenciais e publicações nas redes sociais.

• “A ideia é pressionar pela não anistia e pela responsabilização das pessoas que participaram da tentativa de golpe de Estado no nosso país. Essa anistia representaria um aval para que outros golpes pudessem acontecer”, explica a advogada Tereza Mansi, que integra a executiva nacional da ABJD.

Atos de 8 de janeiro

• No dia 8 de janeiro de 2022, uma semana após a posse do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, milhares de pessoas que estavam acampadas em frente ao Quartel General do Exército Brasileiro, em Brasília, rumaram para a Praça dos Três Poderes e invadiram as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, promovendo atos de vandalismo.

• No último domingo (16), apoiadores do ex-presidente da República Jair Bolsonaro fizeram manifestação na orla da praia de Copacabana defendendo a anistia.

Artigos relacionados

Notícias

Lula entrega projeto de isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil ao Congresso

O projeto • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ao...

Notícias

Deputado Eduardo Bolsonaro se licencia e diz que vai morar nos EUA para evitar “perseguição”

O anúncio • O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o “03” entre...

Notícias

Tragédia: jovem morre após bater motocicleta contra uma árvore em Goianápolis (GO)

Acidente fatal • Um acidente fatal vitimou uma jovem de 25 anos...