sábado , 10 maio 2025
Notícias

Ministério Público Eleitoral denuncia vereador Murilo do Verdurão de Goiatuba por compra de votos nas eleições de 2024

Denúncia

• O Ministério Público Eleitoral em Goiatuba ofereceu denúncia contra o vereador eleito do município Maurílio Firmino Neto (Republicanos), conhecido como Murilo do Verdurão, e seus colaboradores Gilnei Conde Borges e Elias José Pereira, em razão da compra de votos e oferta de transporte a diversos eleitores durante a eleição de 2024.

Dinheiro e transporte

• De acordo com o promotor eleitoral Pedro Henrique Silva Barbosa, autor da denúncia, com o fim de obter votos, Maurílio, então candidato a vereador, agindo de forma livre e consciente, ofereceu dinheiro e transporte a, no mínimo, 14 eleitores, a fim de obter votos.

• O denunciado Elias José Pereira, motorista de carro por aplicativo, colaborou na ação, assim como Gilnei, primo de Maurílio, que também teria prometido dinheiro e vantagens a diversos eleitores. O promotor esclarece que a partir do que foi apurado em ação de investigação judicial eleitoral, cabia a Elias José Pereira a função de cooptar os eleitores e pagar a eles a quantia de R$ 200,00 por voto.

• Em troca dos serviços realizados, o colaborador teria recebido a quantia de R$ 50,00 por eleitor cooptado. A intermediação entre Elias e Maurílio era feita por Gilnei.

Crimes

• O promotor Pedro Henrique explica que ficou comprovado que o vereador venceu a eleição em razão da escancarada compra de votos, sendo imputados aos três os crimes previstos no artigo 299 da Lei nº 4737/1965 (corrupção eleitoral) e no artigo 288, caput, do Código Penal (associação criminosa), além do artigo 10 combinado com artigo 11, inciso III, ambos da Lei n. 6.091/1974 (transporte de eleitores), por 14 vezes.

Na ação, o MP Eleitoral requer:

– Cassação do registro de candidatura de Maurílio Neto;
– Decretação da inelegibilidade dos três denunciados pela prática de abuso de poder econômico;
– Aplicação de multa.

Fonte: Mariani Ribeiro/Assessoria de Comunicação Social do MPGO

Artigos relacionados

Notícias

Superior Tribunal de Justiça considerada ilegal, pela segunda vez, prisão de Karine Gouveia e marido. Casal está em liberdade

• Ilegalidade reconhecida O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu, pela segunda...

Notícias

Tragédia em Ipanema: arquiteto goiano Igor é encontrado morto após desaparecer no mar

•Desaparecimento O arquiteto Igor Sousa, de 36 anos, que estava desaparecido desde...

Notícias

Gisele é encontrada em Itumbiara: o que se sabe sobre o desaparecimento

• Localização confirmada Gisele Heloísa Alves Silva, de 29 anos, foi localizada...

Notícias

“Ia arrancar um dente” — e nunca mais voltou. O que se sabe sobre o caso Gisele, de Goianira?

• Último contato com o patrão Gisele Heloísa Alves Silva, de 29...