Crise e incertezas
• O imprensa nacional vem repercutindo a falta de apoio de lideranças do União Brasil em relação ao lançamento a tentativa de candidatura de Ronaldo Caiado à Presidência, previsto para 4 de abril.
• Uma das preocupações é a repercussão da operação Overclean, que investiga o empresário Marcos Moura, o “Rei do Lixo”, e sua relação com a cúpula do partido e com o próprio Caiado. Que deve aumentar se o governador conseguir emplacar uma candidatura, destacou o portal Metrópoles.
Inelegível
• Caiado enfrenta um processo de inelegibilidade por abuso de poder político para ajudar o então candidato a prefeito Sandro Mabel.
• Líderes do partido não querem embarcar em uma candidatura que corre o risco de nem ser registrada.
• O TRE-GO retirou da pauta o julgamento do caso que aconteceria nesta terça-feira (25), que pode ser retomado em 8 de abril.
• Até lá, vale a decisão da primeira instância, que declarou Caiado inelegível por 8 anos.
Outros motivos
• Membros da alta cúpula do partido já sinalizaram que não comparecerão ao evento. Muitos acham que seria uma tentativa frustrada como foi a candidatura de Soraya Thronicke em 2022.
• Líderes do partido garantem que uma decisão do partido por uma candidatura de Caiado não teria chances em uma convenção.
• Negociações para a federação entre União Brasil e PP, partido alinhado a Bolsonaro, encontram resistência de Caiado, que se tornou inimigo do bolsonarismo em Goiás.