Arquivamento
• A pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou arquivar a investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso sobre a fraude em cartão de vacina.
• Ao decidir pelo arquivamento, nesta sexta-feira (28), Alexandre de Moraes disse que o Ministério Público pediu o arquivamento e por isso não cabe a continuidade da ação.
Delação
• O procurador-geral Paulo Gonet afirmou que não havia provas para justificar a responsabilização do ex-presidente no caso. Ele destaca que os único elemento contra Bolsonaro é a delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, não cabendo apresentar uma denúncia no caso sem novos elementos.
O caso
• A Polícia Federal havia indiciado Bolsonaro, Cid e outras 15 pessoas por eles inserirem informações falsas no sistema de vacinas do governo federal e suposta falsificação do certificado de vacinação do ex-presidente e e de sua filha, Laura Bolsonaro, para que ele pudessem viajar aos Estados Unidos, onde a vacina era obrigatória em 2022, durante a pandemia da covid-19.