Ministério Público do Trabalho apura casos de trabalhadores do JBS Friboi contaminados com brucelose

Veja matéria do site da CUT, de Rondônia

Casos de trabalhadores do JBS Friboi contaminados por brucelose em Rondônia é denunciado ao Ministério Público do Trabalho

Há denúncias de que outros trabalhadores acometidos pela doença teriam sidos demitidos

O Conselho Estadual de Saúde de Rondônia (CES) encaminhará ao Ministério Público do Trabalho (MPT), nesta terça-feira (1), denúncia de vários casos de contaminação de trabalhadores por brucelose, doença típica de animais bovinos, do frigorífico JBS Friboi de São Miguel do Guaporé, a 519 km de Porto Velho, capital do estado.

Os casos foram identificados pelo Conselho Municipal de Saúde daquela cidade e confirmados por depoimentos, laudos médicos e laboratorial. As informações iniciais dão conta que existiria atualmente ao menos seis casos diagnosticados.

Há denúncias de que outros trabalhadores acometidos pela doença teriam sidos demitidos, o que levou o CES a solicitar que sejam realizados exames nos funcionários que foram demitidos nos últimos seis meses. Além do MPT, a denúncia foi encaminhada ao Centro de Referência de Saúde de Trabalho (CEREST) e à Agência de Vigilância Sanitária (AGENVISA). Outro fato denunciado é que os trabalhadores não estariam recebendo adicional de insalubridade, apesar de estarem submetidos a ambiente insalubre e sob constante risco de contaminação.

O CES requer do MPT, através do procurador do trabalho Bernardo Mata Schuch, a instauração de procedimento para investigar as denúncias e apurar responsabilidades; bem como, para assegurar os direitos dos trabalhadores infectados. Além disso, o caso serve de alerta sobre a qualidade da carne que está sendo oferecida à população, sendo necessário comprovar se estão sendo tomadas as medidas preventivas necessárias; essa fiscalização compete, especialmente, à AGENVISA. “Vamos acompanhar junto aos órgãos competentes todo processo de apuração”. Afirma o presidente do CES, Raimundo Nonato Soares.