terça-feira , 15 abril 2025
Notícias

Deputada Célia Xakriabá pede que PF investigue violência em marcha indígena

Marcha indígena

• A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) pediu que a Polícia Federal investigue atos de violência ocorridos durante a marcha indígena do Acampamento Terra Livre (ATL), realizada no dia 10 de abril de 2025, em Brasília.

• Durante a manifestação, intitulada “A Resposta Somos Nós”, que reuniu mais de seis mil indígenas em frente ao Congresso Nacional, a parlamentar relatou ter sido atingida por spray de pimenta e bombas de efeito moral, mesmo após se identificar como autoridade. Ela também denunciou que mulheres e crianças indígenas foram feridas pela repressão policial.

Racismo

• Além de acionar a PF, Célia protocolou uma representação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Governo do Distrito Federal e seus órgãos de segurança pública. A deputada alegou crimes de racismo, violência política de gênero, lesão corporal e omissão de socorro. Como prova, anexou vídeos da repressão, imagens dos ferimentos e o áudio de uma reunião da Secretaria de Segurança Pública do DF, no qual um agente teria incitado a violência contra os manifestantes. Também acionou os ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas, buscando garantir medidas de proteção.

Respostas

• Em resposta, a Câmara dos Deputados e o Senado alegaram que a ação das forças de segurança foi necessária porque os manifestantes teriam ultrapassado limites estabelecidos. No entanto, lideranças indígenas e parlamentares aliados consideraram a repressão desproporcional, denunciando a violência como um ataque à democracia e aos direitos dos povos originários. Para Célia Xakriabá, a agressão sofrida representa não apenas uma violência física, mas também um ato de racismo, machismo e colonialismo que tenta deslegitimar sua atuação como mulher indígena no espaço político.

Artigos relacionados

Notícias

Mulher morre após ser arrastada por enxurrada em Anápolis

Tragédia Uma mulher morreu afogada depois de ser arrastada pela enxurrada e...

Notícias

Acabou o crime em Goiás? Ladrões arrombam supermercado em Quirinópolis, roubam carro e cofre com R$ 40 mil

Bandidagem à solta • Dois homens arrombaram um supermercado no Jardim Santo...

Notícias

Bolsonaro segue na UTI após cirurgia

Sem previsão de alta • O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua internado...