Retenção de receita
• A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (16), que medicamentos injetáveis como Ozempic, Wegovy, Saxenda e Mounjaro só poderão ser vendidos mediante apresentação e retenção da receita médica.
• A medida altera a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 471/2021 e entrará em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União. A decisão vale para todos os medicamentos classificados como agonistas do receptor GLP-1, indicados originalmente para o tratamento do diabetes tipo 2.
Medidas
• Com a nova exigência, farmácias e drogarias deverão reter uma das vias da receita médica no ato da compra. A prescrição deverá ser apresentada em duas vias, com validade de até 90 dias.
• A medida se aplica a medicamentos com princípios ativos como semaglutida, liraglutida e tirzepatida, que vêm sendo comercializados em formato de canetas injetáveis.
Análise
• Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada após análises técnicas que indicaram a necessidade de maior controle sobre a comercialização desses produtos. A nova regra busca padronizar o processo de venda desses medicamentos com outros produtos sujeitos a controle especial, conforme estabelecido pelas normas sanitárias em vigor.